People Analytics – gestão preditiva do capital humano

O capital humano é uma vantagem competitiva entendido como um fator que permite que uma empresa se diferencie da concorrência. Portanto, deve-se levar em consideração que ele atua como um recurso que deve ser moldado e cuidado por meio de diferentes métodos, como planos de treinamento ou desenvolvimento, que gerem valor agregado na estrutura empresarial. 

A MURABEI está envolvida em um projeto de People Analytics que permite antecipar mudanças de comportamento dos colaboradores, prever eventos indesejáveis e extrair insights sobre a motivação laboral. O projeto está sendo desenvolvido para uma indústria líder do setor de materiais de construção.

Mas o que é de fato People Analytics?

People Analytics é um conjunto emergente de soluções baseadas em dados e modelos matemáticos que visa tornar o RH e a empresa mais eficiente quanto à gestão de pessoas. Essa modelagem fornece aos gestores análises para entendimento da situação dos colaboradores, bem como oferece ferramentas para auxiliá-los nas medidas a serem tomadas. Vale destacar que, People Analytics se insere no escopo de ESG não apenas por fornecer ao gestor de RH informações e ferramentas que permitem melhorar a experiência do colaborador durante sua jornada dentro da empresa, a US Security and Exchange Comission, por exemplo, já solicita que todas as empresas com ações listadas em bolsa forneçam informações quanto à atração, desenvolvimento e retenção de seu capital humano.

Esta tecnologia possui diversas aplicações, algumas delas são:

Análise e entendimento do absenteísmo: o absenteísmo implica em prejuízos para a empresa, e uma linha de produção pode ficar prejudicada caso um colaborador falte. Portanto, entender através de metodologias estatísticas, quais os drivers guiam esse evento abre uma oportunidade de ouro para que os gestores possam tomar ações sob medidas e diminuir a taxa de absenteísmo da empresa. Da mesma forma, é possível simular cenários prevendo a taxa geral de absenteísmo. O que permite ao gestor se antecipar e medir de antemão os impactos de uma nova política interna. Por exemplo: o calendário social e feriados podem afetar a taxa de absenteísmo de modo diferente para determinados setores, assim como a distância até o local de trabalho, do mesmo modo, há indícios de que horas extras acumuladas e banco de horas também afetam a taxa de absenteísmo. Quanto ao desenvolvimento destas análises, a MURABEI se alinha às melhores práticas de ética dos dados e respeito absoluto à LGPD. Não compactuamos com modelos que gerem ou induzam à discriminação social de grupos.

Análise de recrutamento e seleção: processos de recrutamento por vezes são caros e não raras vezes não atingem o resultado esperado. Através da análise histórica dos dados de colaboradores da empresa é possível sugerir o perfil ideal para a função dentro das diretrizes do cargo. Uma extensão natural dessa análise é o entendimento do turnover e, com isso, a retenção de talentos. Com análise de People Analytics é possível dar ferramentas para que o gestor entenda quais motivos levam o colaborador a pedir desligamento e possa se antecipar ao turnover dos colaboradores.

Análise e entendimento da segurança do trabalho: a segurança dos colaboradores durante o período laboral é um tema sensível a todo RH. Entender quais fatores, internos e externos, causam incidentes de trabalhos e como estes incidentes acabam se transformando em acidentes de trabalho, certamente pode representar uma economia humana e material para a empresa, além de manter a segurança física de seus colaboradores.

Os tempos atuais exigem que se preste muita atenção à gestão do capital humano e não opte única e exclusivamente pelo aumento do capital financeiro. O emprego e a gestão do capital humano exigem que a organização tenha uma estrutura organizada cujos pilares sejam o talento, a diversidade e as competências das pessoas, sendo o People Analytics uma ferramenta estratégica para alcançar esses resultados.

Se você está interessado em conhecer melhor o trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe da MURABEI, entre em contato!

Autor: Felipe Viveiros Ribeiro 

Compartilhar